quinta-feira, 10 de dezembro de 2009

Estojo para Oculares e Acessórios

Com um estojo plástico multi-uso de R$ 10,00 (Lojas de 1,99) e algumas peças de espuma, é possível criar uma boa maletinha para acomodar as oculares, chaves e acessórios do seu telescópio.

Itens.

Aqui o estojo sem as peças de espuma. No canto superior esquerdo, tem uma ocular que utilizei a própria embalagem dela (caixinha de papelão).

Detalhe da caixinha de papelão da ocular. Colei um pedaço de espuma no fundo.

Detalhe da ocular na sua caixinha de papelão (embalagem original). Fixei a caixinha de papelão à base de plástico do estojo, com fita dupla face (não a comum, aquelas mais fortes, com espuminha).

Utilizei também, a tampa da caixinha de papelão. Essa ocular fica muito bem protegida.

Recortes na espuma (vazado) possibilitam aqui, o encaixe de 2 oculares PlössL, uma lanterna led vermelho e um colimador laser, com sobra de espaço para futuras oculares/acessórios.

Uma peça de espuma não-vazada foi coloada no fundo do estojo, servindo de base para a peça de espuma vazada, contendo os acessórios.

Agora, com a espuma vazada em cima da não-vazada.


Com os retalhos que sobrou de espuma, coloquei em cima dos acessórios e oculares, para um melhor apoio.



Detalhe da prateleira contendo filtros e chaves, com partições ainda vagas.


Estojo fechado com um retalho de espuma colado (a tal dupla face) na tampa. Ao abrir, serve de apoio e não deixa que a maletinha empine.

Uma maleta simples, prática, super-barata e que com um pouco mais de capricho, acomoda  muito bem os acessórios do telescópio. Já posso jogar fora todas as caixinhas de papelão onde vieram os acessórios :-)

Obs: O ponto fraco deste estojo são as dobradiças de plástico muito frágeis e o feixe. Não confie! Por esses motivos, vou providenciar uma correia elástica para lacrar melhor o estojo.

Uma outra ideia é uma correia a tira-colo (que já tenho - sobrou de uma maleta para notebook), para evitar de segurar na alça plástica, que dependendo do peso do conjunto também fica frágil.


Faça você também a sua!


Desculpem pelas sombas nas imagens acima, evitei a utilização do flash fotográfico.