sábado, 17 de abril de 2010

Local de Observação

   Eliminando as Luzes Parasistas:  
   Lonas Velhas e Muita Fita Adesiva!   

Fiz este artigo para mostrar o meu local de observação (quintal/área de churrasco) em minha casa e postarei umas fotos da concretização da minha ideia de fechar os corredores laterais de minha casa, por onde a luz parasite se intrometia.

Espero que este artigo possa dar ideias para outras pessoas e melhorar o local de observação, pelo menos em relação às luzes parasitas.

Poste de Iluminação Pública: O Grande Vilão!
Este é um dos corredores laterais de casa. Minha janela ali com toldo dá vista para o Oeste.
Aqui um zoom na imagem para mostar o poste da rua. A iluminação chega até o fundo de casa e clareia as paredes. As luzes do vizinho também atrapalham um pouco.
Solução: Interromper a entrada de luz do corredor.
· Utilizei lona preta (usada): Usada para camping e outros fins, lona de baixíssimo custo.
· Fita adesiva (que tenho um monte aqui). A fita me ajudou a lacrar os furos das lonas e também a fixar as camadas.
Como a lona é muito fina (por isso o baixo custo), eu a dobrei para que ficasse em 4 camadas, e então a fita me ajuda a deixar a lona certinha, sem abrir as camadas quando ventar.
Note do lado direito uma calha. Aqui foi fácil fazer a fixação da lona: Imã de HD de computador. Nem precisei furar parede para colocar parafusos.
Detalhe do imã. Gruda a lona na calha. Bem eficiente. Esses imãs de HD são muito fortes. Eu até uso em campings...
Do outro lado desta lona, fiz um gancho com um fio rígido. Essa fita azul é Silver Tape (é... Silver-Blue Tape hahaha). Ajuda a não deixar o furo iniciar um rasgo.

Este corredor está resolvido. Foi muito fácil e rápido.

Já neste outro corredor eu tenho problema com a luz do outro vizinho e da minha própria casa, quando alguém entra no banheiro durante a noite. Pode acreditar, atrapalha sim. Note:
Do lado direito, tem a janela do banheiro (com uma luz equivalente a 200w) e a janela do quarto do meu irmão. Do lado esquerdo, esse paredão é a área de lazer do vizinho, que às vezes fica um clarão só, e no meio da casa, a luz do banheiro dele, que deve ser equivalente a 1000w - É claro demais ! :-D  ":-)
Olha como ficou deste lado. Vai ajudar muito, pois de onde estou batendo esta foto, é onde o telescópio fica. Nesta área.
De um lado, um parafuso com bucha.
Do outro, um gancho.
Uma foto mais afastada. Neste pátio aí na frente, neste cimentado é onde faço minhas observações. Atrás de mim (de onde estou posicionado fotografando) é terra e tem um belo céu também. Porém lá, as luzes parasitas atrapalham mais ainda e é mais difícil de fazer uma parede de lona, pois é muito maior o espaço. Mas não é impossível :-) !
Uma outra foto do local onde observo. À minha diretia, fica um computador com softwares planetários. Ali onde está a caçamba da Montana (à frente) é a área de lazer, e esta pick-up à esquerda é onde começa a terra do quintal.
Um close no computador. Note a luz vermelha que eu instalei em baixo dessa prateleria. A maleta de oculares e o caderno de anotações ficam nesta mesa aí (que na verdade é uma mesa de ping-pong do meu irmão :-) )

No quadro, Led Zeppelin !

Bom pessoal, a ideia foi mostrar como vou me livrar das luzes parasitas (pelo menos de 99% dela) no meu local de observação, e aproveitei o embalo para mostrar o meu local de observação.

Agora, só falta testar à noite e colher os resultados!
·
·
·