terça-feira, 9 de março de 2010

Laser Verde (Apontador)

Um ótimo acessório que auxilia muito na observação astronômica é o Laser Verde.
Com ele, é possível apontar objetos no céu para mais facilmente encontra-lo, com o binóculo ou telescópio.
Este laser deixa um feixe, um risco no céu. Se apontar este laser para um estrela por exemplo, dá-se a impressão que o feixe sai do aparelho e atinge a estrela. Obviamente que não, mas ajuda muito para localizar os alvos a serem observados.

Deixo aqui então, algumas fotos:
Ele veio num estojo forrado bem firme. Muito bom. Note duas peças redondas (ponteiras) ao lado da "caneta laser". Essas duas peças são rosqueadas na frente, na saída do feixe, e cria desenhos aleatórios quando projetados numa parede. Sem uso astronômico algum...
Comparando com o tamanho da mão.
Usa 2 pilhas AAA.
Saída do feixe de laser. Este modelo é muito forte: 100mW. Se projetado numa parede dentro do quarto, com as luzes apagadas, este clareia o quarto todo. Muito cuidado com os olhos! E muito cuidado com criança e animais. Não projete o faixe nos cães, gatos e muito menos em aquários (na verdade, não projete em animal algum ou pessoas).
Feixe batendo na parede. Distância de ~3m. Fora do quarto.
Feixe projetado para o céu. Clique na foto para visualizar melhor.
Obs: Vou bater outra foto com maior exposição para termos melhor idéia do feixe projetado no céu (é que eu estava sem o tripé da câmera!)
Projetado numa lâmpada fluorescente com o ventilador de teto ligado e luzes apagadas. Exposição 2"
Projeção agora com 1" de exposição.

Um acessório que vale mesmo a pena. Encontra-se no mercado virtual a partir de ~ R$ 30,00, subindo o preço dependendo da potência.