sábado, 6 de março de 2010

Órion XT8 200mm - Detalhando... (pt3)

 
Na esqerda: Órion XT8 203mm x 1200mm
Na direita: SkyWatcher Dob8Flex 200mm x 1200mm
O tubo do XT8 é ligeiramente mais longo que o Dob8Flex, porém, o espelho primário do XT8 é mais para "dentro" do tubo e a aranha do secundário também, enquanto que o Dob8Flex são mais nas bordas do tubo. A Distância focal é a mesma.
Medi a "boca" do tubo, ambos dão 203mm.
 
Depois de tudo montado, para comemorar a alegria do amigo Pereira, nada melhor que uma cervejinha, não é?!
Olha os 3 telescópios aí! Copérnico (XT8), Pereira, Michele (114mm), Ozzy e Geneviv (Dob8Flex) :-)
 
Os 3 telescópios que usamos ontem nas observações.
   
Pereira e seu XT8 zero-bala!
 
XT8 montado!
Com ou sem a mola tensionando, o movimento de altitude é ótimo!
 
Quintal de observação! olha o chão molhado depois da chuva. Lá no fundo é terra, onde também costumo ir observar. Atrás do Pereira é a minha área de laser e garagem dos carros. Tenho que tirar os carros para observar. Do lado direito da foto, com a cortina vinho, é o kafofo do meu irmão.
 
Quem não aguenta, vai dormir. No colchão na caçamba da pick-up! ahahahaha
 
Pereira no XT8 e meu amigo Matheus no meu Dob8Flex. Eles detestavam quando eu usava o flash nas fotos. Por que será?! ahahaha
Finalizando, gostaria de agradecer ao Pereira por optar em montar o seu novo telescópio em minha casa, e pela companhia durante a madrugada testando os telescópios e oculares e também nas observações.

Um review completo das observações e dos testes e comparativos dos 2 telescópios juntamente com várias oculares e barlows, será feito no CosmoForum, onde participamos: www.cosmobrain.com.br/cosmoforum