sábado, 6 de março de 2010

Órion XT8 200mm - Detalhando... (pt2)

 
Detalhe do focalizador Crayford e da buscadora Red Dot. A buscadora tem ajustes de altitude e de azimute, bem como ajuste da intensidade do laser vermelho. Aqui o Pereira faz alguns testes na buscadora. Foi minha primeira vez a utilizar uma Red Dot. Gostei ! :-)
 
Focalizador 2" Crayford com adaptador para 1,25".
 
O focalizador Crayford é exatamente igual ao focalizador do Dob8Flex. Somente os adaptadores para oculares de 2" e 1,25" que são diferentes.
Tubo encaixado na base
 Mola que faz uma tensão do tubo na base, melhorando o movimento de altitude. Uma vez tensionada, deixa o tubo mais firme para observação de objetos mais próximos do horizonte.
 
Mola tensionada.
 
Aqui na parte traseira do tubo, o espelho primário. Os parafusos de colimação - os 6 - não necessitam de chave alguma para colimar.
Neste detalhe, XT8 10x0 Dob8Flex.
Um outro ótimo detalhe é a furação já, para adaptar uma ventoinha. No Dob8Flex, essa parte do espelho é lacrada, evitando assim a entrada mais facilmente de poeira.
Como podem ver, há telescópios e telescópios. Apesar do XT8 e o Dob8Flex serem "o mesmo" telescópio, há algumas diferenças que podem agradar a alguns e a outros não.
 
Colimando com o colimador laser.
Notas: O espelho secundário estava perfeito. Só o primário que precisou de um pequenino ajuste.



-> Continua (pt3)