terça-feira, 9 de março de 2010

Laser Verde (Apontador)

Um ótimo acessório que auxilia muito na observação astronômica é o Laser Verde.
Com ele, é possível apontar objetos no céu para mais facilmente encontra-lo, com o binóculo ou telescópio.
Este laser deixa um feixe, um risco no céu. Se apontar este laser para um estrela por exemplo, dá-se a impressão que o feixe sai do aparelho e atinge a estrela. Obviamente que não, mas ajuda muito para localizar os alvos a serem observados.

Deixo aqui então, algumas fotos:
Ele veio num estojo forrado bem firme. Muito bom. Note duas peças redondas (ponteiras) ao lado da "caneta laser". Essas duas peças são rosqueadas na frente, na saída do feixe, e cria desenhos aleatórios quando projetados numa parede. Sem uso astronômico algum...
Comparando com o tamanho da mão.
Usa 2 pilhas AAA.
Saída do feixe de laser. Este modelo é muito forte: 100mW. Se projetado numa parede dentro do quarto, com as luzes apagadas, este clareia o quarto todo. Muito cuidado com os olhos! E muito cuidado com criança e animais. Não projete o faixe nos cães, gatos e muito menos em aquários (na verdade, não projete em animal algum ou pessoas).
Feixe batendo na parede. Distância de ~3m. Fora do quarto.
Feixe projetado para o céu. Clique na foto para visualizar melhor.
Obs: Vou bater outra foto com maior exposição para termos melhor idéia do feixe projetado no céu (é que eu estava sem o tripé da câmera!)
Projetado numa lâmpada fluorescente com o ventilador de teto ligado e luzes apagadas. Exposição 2"
Projeção agora com 1" de exposição.

Um acessório que vale mesmo a pena. Encontra-se no mercado virtual a partir de ~ R$ 30,00, subindo o preço dependendo da potência.

sábado, 6 de março de 2010

Órion XT8 200mm - Detalhando... (pt3)

 
Na esqerda: Órion XT8 203mm x 1200mm
Na direita: SkyWatcher Dob8Flex 200mm x 1200mm
O tubo do XT8 é ligeiramente mais longo que o Dob8Flex, porém, o espelho primário do XT8 é mais para "dentro" do tubo e a aranha do secundário também, enquanto que o Dob8Flex são mais nas bordas do tubo. A Distância focal é a mesma.
Medi a "boca" do tubo, ambos dão 203mm.
 
Depois de tudo montado, para comemorar a alegria do amigo Pereira, nada melhor que uma cervejinha, não é?!
Olha os 3 telescópios aí! Copérnico (XT8), Pereira, Michele (114mm), Ozzy e Geneviv (Dob8Flex) :-)
 
Os 3 telescópios que usamos ontem nas observações.
   
Pereira e seu XT8 zero-bala!
 
XT8 montado!
Com ou sem a mola tensionando, o movimento de altitude é ótimo!
 
Quintal de observação! olha o chão molhado depois da chuva. Lá no fundo é terra, onde também costumo ir observar. Atrás do Pereira é a minha área de laser e garagem dos carros. Tenho que tirar os carros para observar. Do lado direito da foto, com a cortina vinho, é o kafofo do meu irmão.
 
Quem não aguenta, vai dormir. No colchão na caçamba da pick-up! ahahahaha
 
Pereira no XT8 e meu amigo Matheus no meu Dob8Flex. Eles detestavam quando eu usava o flash nas fotos. Por que será?! ahahaha
Finalizando, gostaria de agradecer ao Pereira por optar em montar o seu novo telescópio em minha casa, e pela companhia durante a madrugada testando os telescópios e oculares e também nas observações.

Um review completo das observações e dos testes e comparativos dos 2 telescópios juntamente com várias oculares e barlows, será feito no CosmoForum, onde participamos: www.cosmobrain.com.br/cosmoforum

Órion XT8 200mm - Detalhando... (pt2)

 
Detalhe do focalizador Crayford e da buscadora Red Dot. A buscadora tem ajustes de altitude e de azimute, bem como ajuste da intensidade do laser vermelho. Aqui o Pereira faz alguns testes na buscadora. Foi minha primeira vez a utilizar uma Red Dot. Gostei ! :-)
 
Focalizador 2" Crayford com adaptador para 1,25".
 
O focalizador Crayford é exatamente igual ao focalizador do Dob8Flex. Somente os adaptadores para oculares de 2" e 1,25" que são diferentes.
Tubo encaixado na base
 Mola que faz uma tensão do tubo na base, melhorando o movimento de altitude. Uma vez tensionada, deixa o tubo mais firme para observação de objetos mais próximos do horizonte.
 
Mola tensionada.
 
Aqui na parte traseira do tubo, o espelho primário. Os parafusos de colimação - os 6 - não necessitam de chave alguma para colimar.
Neste detalhe, XT8 10x0 Dob8Flex.
Um outro ótimo detalhe é a furação já, para adaptar uma ventoinha. No Dob8Flex, essa parte do espelho é lacrada, evitando assim a entrada mais facilmente de poeira.
Como podem ver, há telescópios e telescópios. Apesar do XT8 e o Dob8Flex serem "o mesmo" telescópio, há algumas diferenças que podem agradar a alguns e a outros não.
 
Colimando com o colimador laser.
Notas: O espelho secundário estava perfeito. Só o primário que precisou de um pequenino ajuste.



-> Continua (pt3)


Órion XT8 200mm - Detalhando... (pt1)

Olá pessoal! Ontem - 05/03/2010 tivemos - Pereira e eu - o prazer de montar o novo telescópio do Pereira: Órion XT8 203 / 1200 mm F 5.9 em montagem  dobsoniana com mola tensionadora.
Aqui vai algumas fotos da montagem da base, do telescópio e mais algumas outras das observações que fizemos. Vale lembrar que quando acabamos de montar o telescópio, começou chover! Pois é.
Mas uma hora depois o céu abriu bonito e pudemos testar o equipamento e fazer algumas comparações com o Dob8Flex da SkyWatcher. Paramos as observações por volta das 3:30 devido ao cansaço, e neste exato momento, começou a fechar o tempo novamente com nuvens! Tudo conspirava a favor mesmo! :-) Parabéns Pereira pelo ótimo telescópio!
 
 Caixa do tubo enorme! Pegou o banco traseiro do carro de porta a porta!
 Montagem da base. Bem semelhante à base do Dob8Flex. Mesmos parafusos, quase igual mesmo.
 Continuando a montagem da base...
 
Parafusando as laterais.
Da-lhe parafusos!
Aqui há uma diferença. Na parte inferior da base, esta em forma triangular. O parafuso central que une as duas bases tem um tipo de contra-porca que fixa o parafuso na parte inferior, entrando com a porca na parte superior. Ao contrário da base do Dob8Flex.
Aqui um item bem legal. Uma borrachinha para não deixar o tubo bater na base.
 
Base Dobsoniana AZ  montada!
 
Muito bonita.
 
O tubo. Enorme!
-> Continua na (pt2)

Telescópios, Acessórios, Binóculo e Cachorrão!

 
Acessórios e mesa para organizar a baguncinha. O computador que também serve pra rolar um som nas observações e no churrasquinho, nessa hora fica só com Stellarium na tela. Note uma pequena luz vermelha - 15w - perto do aparelho de som, que ajuda a encontrar os acessórios na hora da observação.
Detalhes dos acessórios e bino. A caixinha branca entre a barlow e a lanterna com celofane é o estojo do  laser verde.
 
Os 2 telescópios.
Na verdade, este local de observação é o fundo de casa, na área de lazer. Só tirei algumas fotos para ter uma idéia de onde costumo fazer as noitadas de observação. Gosto também de ir mais pro fundo do quintal na terra, mas as fotos ficarão para a próxima ! :-)
Geneviv, Michele e Átila
 
Mais uma foto do trio!
 
Detalhe do bino no tripé.
  
De outro ângulo.
 
Tripezinho meio sem-vergonha. Não transmite muita confiança em deixar o bino nele.

segunda-feira, 1 de março de 2010

Resumo do Sistema Solar


 Com o projeto de levar a astronomia observacional para as escolas da cidade, precisei fazer um resumo dos principais astros do Sistema Solar e estou disponibilizando a todos que tiverem interesse.
Consistem em um arquivo .pdf que contém o perfil dos 8 planetas, do Sol, da nossa Lua e de Plutão, com informações do tipo:
  • Tamanho
  • Tempo de órbita
  • Tempo de rotação
  • Distância do Sol
  • Atmosfera
  • Características da Superfice
Etc...
O arquivo está disponível para download neste link: